Análise da WIT Real Estate traça panorama para imóveis corporativos em Campinas em 2021: a hora de locar é agora!

Por: Caio Junqueira Guimarães Junqueira / Inteligência Imobiliária da Wit Real Estate

Os chineses usam a mesma palavra para descrever duas situações que, num primeiro instante, podem parecer completamente antagônicas. Mas não são e vai aí um salve para a sabedoria milenar dos orientais. Para eles, Crise pode tanto significar Perigo como Oportunidade. E é desta forma que trazemos luz às elucubrações típicas de começo de ano em um setor que serve como termômetro da economia brasileira, o imobiliário. Mais especificamente, o segmento imobiliário corporativo.

A crise que veio juntamente a uma situação sem precedentes nas últimas décadas com a pandemia do Coronavírus em escala mundial nos fez pensar em como ficariam os imóveis corporativos após assistirmos a debandada quase em massa da população dos prédios comerciais para um home office em esquema provisório que ainda perdura. Spoiler: trago boas novas após período tão difícil!

Deixe-me explicar: a Wit Real Estate, sempre se munindo de informações e pesquisas para melhor orientar você, cliente, coordenou uma pesquisa do mercado imobiliário na cidade de Campinas – SP num período que foi de 2013 até 2020. O trabalho de coleta e compilação dos dados ficou a cargo da Siila, empresa especialista no setor, que utilizou ainda recortes paralelos para termos comparativos com a capital São Paulo.

Dados como regiões com maior índice de ocupação, taxa de vacância, perfil dos locatários, classificação dos prédios (se A+, A ou B) e seleção dos empreendimentos mais valorizados entraram nesta série.

Histórico ajudando nas previsões futuras

Pois bem, vou apresentar algumas características recentes do mercado imobiliário no eixo São Paulo-Campinas e trazidas no relatório para clarearmos a situação até aqui. Em 2017 o mercado imobiliário corporativo apresentou a maior vacância e o menor valor pedido (R$) desde 2013.

De 2017 a 2019 houve gradativa melhora. Diferentemente da capital, em que houve êxodo em regiões bastante comerciais, como na Avenida Faria Lima, o fim de 2020 em Campinas fechou positivo em relação ao ano anterior. Isso se explica devido ao fato de grandes empresas terem migrado para o interior. O último quadrimestre do ano passado se encerrou com reaquecimento do segmento corporativo campineiro, com a melhor taxa de ocupação desde 2016 e média do valor pedido, mesmo com a crise econômica! Atualmente a taxa de vacância de imóveis corporativos em Campinas é de 21%.

E agora sim as boas novas: Campinas traz um panorama bastante específico, pois há muitos novos empreendimentos chegando, alguns com entrega já em 2022 e com o dobro de imóveis classificados como A+ à disposição. Este último item tem relação direta com a pandemia, pois a tendência é que o cálculo da metragem quadrada por funcionário também aumentará, passando dos atuais 5 metros para 9 metros devido às recomendações de distância entre as pessoas.

Ou seja, a projeção é otimista para quem quer investir.

Dica do especialista

Para os proprietários de imóveis Classe A+, um recado: a hora de locar é agora, pois em dois anos a oferta de prédios novos em boas regiões aumentará em 32% do estoque atual, e isso provocará uma queda no valor do m² de locação de prédios classe A+ atuais.

A Wit Real Estate tem um time de especialistas que ajudam essas empresas desde a verificação da melhor opção de edifício até a viabilização do negócio por meio de consultoria.

Para você, realizamos o mesmo trabalho customizado às suas necessidades, estudando as opções por região, realizando incorporações, desenvolvendo-as ou iniciando parcerias frutíferas para este objetivo. Fazemos também a gestão de fundos de investimento e o financiamento para o sistema de créditos imobiliários.

Tenho certeza que 2021 promete e que podemos te ajudar a encontrar a opção ideal para você!

Caio Junqueira Guimarães Junqueira

Formado em Publicidade e Propaganda e com pós em Trends and Innovation, possui 12 anos de experiência em Marketing no mercado imobiliário, sendo responsável pelo gestão de relacionamento com o cliente, lançamento de empreendimentos logísticos, corporativos e residenciais, pesquisas de mercado e desenvolvimento de processos e qualidade da WIT Real Estate.

Quem somos
Serviços
Normas
Junte-se a nós
Política de Privacidade
Linkedin
Instagram
Facebook
Whatsapp